Especialista em Cuidados para os Pés

NOSSOS SERVIÇOS

PODOPROFILAXIA

Tratamento comum na podologia, porém muito importante, pois com a realização da podoprofilaxia regularmente, é possível prevenir um grande número de problemas podológicos, como: unhas encravadas, infeccionadas, onicomicoses, onicotomia (corte correto das unhas), desbastamento de hiperqueratoses (calosidades), helomas (calos) e fissuras (rachaduras), retirada de onicofose e na finalização é realizado uma hidratação com massagem relaxante.

ONICOCRIPTOSE (Unha Encravada)

A unha do pé encravada, também chamada de onicocriptose, ocorre quando a borda da unha cresce e entra na pele do dedo. Pode haver dor, vermelhidão e inchaço ao redor da unha. Vale à pena lembrar que a onicocriptose é causada pelo uso de calçados inadequados, traumatismos mecânicos acidentais, corte incorreto da lâmina ou por hereditariedade.

REFLEXOLOGIA (Massagem)

Reflexologia consiste em uma massagem que utiliza a pressão em pontos específicos dos pés, é indicada para tensões, diminuir estresse, dores musculares, dores de cabeça, ansiedade, fortalece o sistema imunológico, melhora a prisão de ventre e a constipação pelo estimulo dos pontos da região abdominal, assim como as dores na coluna e o inchaço nas pernas por conta da reflexologia aumentar a circulação do sangue, o que melhora o processo anti-inflamatório no organismo.

ÓRTESE - TRATAMENTO DE CORREÇÃO DE UNHAS

As órteses são grandes aliadas do podólogo no tratamento da unha encravada e onicofose. São pequenos aparelhos confeccionados com materiais que, utilizados em conjunto, abrem a curvatura da lâmina através da tração e, assim, facilitam seu crescimento no local, aliviando consideravelmente a dor do cliente.

TINEA INTERDIGITAL (Frieiras)

A Tinea Interdigital, conhecida popularmente como frieira, é o fungo que se aloja no espaço entre os dedos, mas também pode agredir a pele da superfície dorsal e plantar do pé, variando desde descamação, vermelhidão localizada, dolorosa ou não. Acomete preferencialmente as áreas mais úmidas dos pés, sendo então comum nas pessoas que não enxugam bem os espaços entre os dedos e usam o mesmo calçado constantemente.

GRANULOMA (Infecção)

Conhecido como "carne esponjosa", o granuloma é uma proliferação de vasos sanguíneos que forma uma lesão secundária a um traumatismo, como os provocados pelos cortes com alicates ou por uma unha encravada, sendo o canto das unhas a sua localização mais comum. O granuloma piogênico apresenta-se como uma lesão avermelhada ou arroxeada, úmida, de consistência mole e que sangra facilmente aos pequenos traumatismos, acompanha-se de processo inflamatório local, com vermelhidão, inchaço e dor na pele ao redor da lesão.

TUNGA (Bicho de Pé)

O bicho de pé ou tungíase é uma infecção de pele causada pela fêmea do parasita Tunga penetrans. A contaminação ocorre quando a pessoa pisa no solo contaminado sem proteção nos pés. Desta forma, a larva penetra na pele e migra para a epiderme formando pequenos túneis tortuosos e avermelhados, às vezes associados a vesículas.

CALOS/ CALOSIDADES

Os calos e as calosidades se formam pelo aumento da produção de queratina, uma proteína que forma a camada mais superficial da pele, sendo as lesões mais comuns encontradas nos pés. A formação destas lesões está relacionada às áreas de contato, fricção e pressão que os pés são submetidos ao caminhar, saltar e ao calçar sapatos, podendo causar dores e desconforto.

ONICOMICOSE (Micose)

Onicomicose é o nome atribuído à mais comum das infecções causadas por fungos que atingem as unhas, onde se alimentam da queratina (proteína que forma a maior parte das unhas). As dos pés são as mais afetadas por enfrentarem ambientes favoráveis de umidade, temperatura, ausência de luz e o uso rotineiro de calçados fechados.

VERRUGA PLANTAR (Olho de Peixe)

As verrugas localizadas nas plantas dos pés são muitas vezes confundidas com os calos. O peso que o corpo exerce sobre elas faz com que cresçam para dentro, o que provoca dor ao andar. A presença de um anel periférico espessado com pequenos pontos escuros no centro da lesão lembra a imagem de um “olho de peixe”, nome pelo qual são popularmente conhecidas.

PÉS DIABÉTICOS

O pé diabético é uma série de alterações que podem ocorrer nos pés de pessoas com diabetes não controlado. Infecções ou problemas na circulação dos membros inferiores estão entre as complicações mais comuns, provocando o surgimento de feridas que não cicatrizam facilmente. Se não for tratado, o pé diabético pode levar à amputação.

PÉS GERIÁTRICO

Podologia geriátrica visa os aspectos preventivos da saúde dos pés da pessoa idosa e tem por objetivo amenizar alterações nos pés, causadas ou agravadas pelo processo de envelhecimento, pois, nesta fase da vida, muitos pacientes não conseguem cuidar plenamente de si mesmos. Nota-se que a alteração na deambulação (caminhar), muito comum nos idosos, não gera só problemas físicos, mas também transtornos psicológicos.

PÉS ESPORTISTAS

A podologia esportiva tem como objetivo a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das principais doenças que acometem os pés de esportistas em todas as suas esferas. Em busca de saúde e bem-estar para os pés, a podologia esportiva visa aliviar os atritos ocorridos durante os treinos e competições dos atletas de todas as categorias.